Surfe nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024
As competições de Surfe nos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 está programado para acontecer entre os dias 27 a 30 de julho em Teahupo’o, Taiti, na Polinésia Francesa, quebrando o recorde de competição por medalhas mais longe da cidade-sede, neste caso, Paris.[1][2] Um total de 48 surfistas (24 para cada gênero) competirão nos eventos de surfe, aumentando o tamanho de competidores em oito a mais do que em Tóquio 2020.
Paris 2024: veja classificação do surfe para as Olimpíadas
Tati Weston-Webb, Filipe Toledo e João Chianca já estão garantidos nas Olimpíadas. Tati conseguiu a classificação ainda em abril. Na etapa de Jeffrey’s Bay, Filipinho se garantiu à frente dos outros surfistas do país no ranking da temporada e carimbou o passaporte para Paris. Por último, João Chianca se credenciou para os Jogos na última etapa da temporada regular de 2023, em Teahupoo, após combinação de resultados paralelos.
Pan-Americano de Santiago 2023 no caso do continente das Américas
** Vaga extra
Existem duas formas diferentes de classificação para os Jogos de Paris 2024: as vagas individuais/nominais e as vagas por país (definidas por convocação).
No caso das vagas individuais/nominais, a maioria será definida já em 2023. No masculino, 10 vagas estão em disputa na Liga Mundial de Surfe. Cada país pode credenciar no máximo até dois atletas dentro deste critério. Isso que dizer que se o Brasil tiver três surfistas no top-10 da WSL, apenas os dois primeiros se garantem nos Jogos. Funciona da mesma forma no caso do feminino, porém só com as oito melhores surfistas.
Ainda em 2023, terão outras duas janelas de classificação individual. No caso das Américas (e do Brasil), garante vaga o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Evento será disputado em Punta de Lobos, na comuna de Pichilemu, entre os dias 24 e 30 de outubro. Para Ásia, África, Europa e Oceania os melhores classificados dos respectivos continentes no Mundial da ISA 2023 também se garantem em Paris 2024.
Full ’24 CT Roster trancado, Samuel Pupo e Erin Brooks vitoriosos em Saquarema I Corona Post Show
A Challenger Series de 2023 é história e o próprio brasileiro Samuel Pupo conquistou uma vitória maciça perto de casa ao lado do jovem fenômeno Erin Brooks, enquanto todas as qualificações para o 2024 Championship Tour estão oficialmente bloqueadas. A corrida dos sonhos de Pupo testemunhou-o se juntar ao melhor do mundo em 2024, já que a importante vitória de Brooks confirma seu lugar na 2024 Challenger Series por sua chance de se classificar na CT na próxima temporada.
Corona Saquarema Pro pres by Banco Do Brasil – Assista ao vivo 14 a 21 de outubro
Brasil tem favoritos na disputa das Olimpíadas 2021
O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio divulgou as novas datas das competições na última sexta-feira (17). Entre as modalidades, estava o surfe, que vai ter o dia 25 de julho de 2021 como estreia, serão quatro datas seguidas de competição. Caso não haja ondas nesse período, os dias de 29 de julho a 1º de agosto estão previstos como backup.