SUP
O SUP ou Stand Up Paddle é um dos esportes que mais crescem no mundo. Preparamos um guia rápido de como iniciar no SUP.
Já remou de Stand Up Paddle? A Paddles preparou um guia de primeiros passos, dicas de locais para remar, pranchas, remos, eventos e muito mais. Confira!
O que é o Stand Up Paddle ou SUP?
Stand Up Paddle ou SUP é um esporte onde a pessoa rema em pé em uma prancha. A origem vem do Havaí, mas rapidamente cresceu no Brasil. Modalidades como o SUP Race e Sup Surf são as mais populares. Nossos atletas estão entre os melhores do mundo.
O Stand Up é um esporte fácil para se iniciar e se evoluir, mas algumas dicas podem ajudar e muito. Veja as principais que separamos para você.
Dicas importantes para o Stand Up Paddle
- Garanta que você possar para terra firme
- Use o tipo correto de leash
- Certifique-se que o remo está do lado correto
- Olhe para o horizonte
- Observe o vento
- Comece com profissionais
Garanta que você possa voltar para terra firme
Antes de sair para o seu passeio de stand up, assegure-se de que você pode voltar para a terra firme se ocorrer algum problema.
A segurança é fundamental em qualquer esporte aquático, por isso é importante que você dê os passos certos antes.
Certifique-se de que você possa voltar ao litoral em uma emergência.
Às vezes, a melhor maneira de fazer isso se você quebrou o equipamento, perdeu o remo ou está ventando muito, é deitar na prancha de SUP e remar para a praia fazendo um movimento alternado de cada lado da prancha com seus braços, e suas mãos agindo como o remo.
Use o tipo correto de leash
A ideia de ficar no mar olhando sua prancha flutuar para longe de você não é legal para ninguém, é por isso que é importante usar o leash (cordinha) nos pés em todos os momentos de remadas.
Se for remar em águas rasas, é melhor usar uma cordinha em formato espiral.
- O tipo de leash enrolado e elástico significa que é menos provável que você fique com os pés enroscados
Uma cordinha para os pés reta é melhor para as pessoas que se aventuram no sup surf.
Use sempre o leash no pé posicionado na parte de trás da prancha.
Outras dicas sobre Stand Up Paddle para iniciantes
Se for sua primeira vez praticando stand up paddle no mar, ou em qualquer lugar, evite os erros mais comuns, seguindo as dicas para iniciante de SUP abaixo.
Conhecer o básico ajudará a garantir ótimos momentos.
Certifique-se de que seu remo está do lado certo
Segurando a pá na vertical na água, fornece o melhor ângulo para a maior potência na remada.
Fique com seu corpo do jeito certo
Dica simples para iniciantes. Antes de subir na prancha, verifique onde estão as quilhas e certifique-se de que elas estejam atrás quando você rema!
As quilhas ajudam a manter a prancha reta, isso é chamado de rastro e ajuda também com a aderência enquanto você surfa ondas.
Remando com o seu abdômen
Na hora de remar, saiba que a melhor maneira é usar o seu abdômen e não somente os braços, porque eles são os músculos mais fortes do seu corpo e fornecem uma força mais eficaz.
Ao usar apenas os braços para remar, será muito cansativo e você não terá muita força para horas diversão ou competição.
Olhe para o horizonte
Para a melhor estabilidade, você deve manter a cabeça erguida e as costas retas.
Parece bobo, mas com a cabeça baixa observando os dedos dos pés, é provável que você relaxe e perca o equilíbrio.
Fique fora do caminho
As pranchas de Stand Up Paddle são grandes e podem doer quando baterem em você. Esteja atento com outras pessoas na água quando estiver aprendendo a arte do SUP.
Certifique-se de ter bastante espaço para praticar, cair e remar.
Entre em ondas que você possa surfar
Seja esperto e vá em ondas com condições certas para o seu nível de habilidade.
Observe o vento
É importante conhecer as condições climáticas quando você for praticar o esporte stand up paddle.
Quando você está no SUP, você é como uma vela ao vento.
Se você for pego em uma mudança de vento desfavorável, deite-se com e reme como em uma prancha de surf normal.
Domine o básico
Aprender a se levantar, dominar as atividades básicas de nadar com a prancha e remo, e aprender a fazer curvas, são as habilidades fundamentais para uma ótima experiência no stand up paddle.
Depois de dominá-los, você pode começar a progredir para remar mais, de forma rápida, em águas mais agitadas ou no sup surf.
Treine por muito tempo para se certificar de que você já está remando bem em águas calmas, antes de se aventurar em condições mais desafiadoras.
Cuide de seu equipamento de SUP
Cuide se seu equipamento de Stand Up Paddle, como a prancha e remo, pois eles são frágeis quando colocados em terra firme. Sua prancha agradece!
Se você tiver outras dúvidas, quiser saber mais dicas e gostaria de saber mais sobre o Stand Up Paddle, visite outros assuntos citados aqui no site Paddles.
Stand Up Paddle (SUP) fornece uma maneira legal e relaxante de se divertir na água. Com pouco equipamento você pode remar no mar, em lagos e rios.
O SUP é um exercício para todo o corpo e por isso tornou-se uma atividade de cross-training (treino misto) e também um dos esportes que mais cresce no mundo.
Além disso, uma vez que você pratica o esporte em pé em uma prancha, é possível aproveitar vistas únicas, indo desde animais marinhos até um horizonte fantástico e inesquecível.
Esse artigo lista os equipamentos básicos para a prática do SUP e técnicas para que você possa começar. Também incluímos links para outras importantes matérias aqui na PADDLES, é consumir tudo isso e colocar a pá na água.
Lembrando que bons profissionais e escolas de SUP especializadas fazem parte dessa iniciação.
O Brasil conta com uma lista de atletas de ponta e ter contato com eles fará toda diferença na sua remada. Vamos ao que interessa …
Esse artigo é completo e naturalmente bem extenso. Para ajuda-lo separamos por tópicos
- Sobre equipamentos de Stand Up Paddle
- Técnicas para iniciantes
- Subindo na sua prancha de SUP
- Dicas para fazer curvas
- <>Outras dicas sobre Stand Up Paddle
- Erros comuns
Equipamento para SUP
Boa notícia: você só precisa de alguns equipamentos-chave para aproveitar o esporte.
Prancha de Stand Up Paddle: Esse é o investimento mais significativo. Tamanhos variam dependendo do peso e experiência do remador. Leia mais sobre Prancha de Stand Up Paddle e os diferentes tipos
Remo: Para começar escolha um remo que tenha de 15 cm à 20 cm a mais de altura que você (importante: alguns fabricantes recomendam que essa diferença seja de 20 a 25cm).
Com o tempo e com uma boa técnica desenvolvida, você saberá qual o melhor tamanho e poderá cortar no tamanho certo e sem medo de errar. Leia Dicas sobre remo de Stand Up Paddle.
Equipamento de flutuação individual: Alguns lugares classificam SUP como embarcações, então nesses casos é importante sempre usar um colete caso esteja em águas navegáveis e fiscalizadas.
Existe uma grande discussão sobre isso. Mesmo remadores com pouca experiência geralmente não usam, mas isso é uma escolha de cada praticante. Quando sair para remar sozinho ou se tiver pouca experiência é aconselhável o uso.
Roupas apropriadas: Para climas frios onde a hipotermia é causa de preocupação, use uma roupa de neoprene. Em climas mais quentes, use bermudas e uma camiseta ou roupas de banho – algo que ofereça mobilidade e que permaneça prático mesmo molhado;
Filtro solar: use protetor e óculos de sol para remadas de lazer. Durante competição (mesmo que amadoras) carregar muitos acessórios pode tirar sua concentração.
Técnicas para iniciantes no SUP
Transportando sua prancha até a água
A maioria das pranchas de SUP tem uma alça fixa. Apenas apoie a prancha e use sua alça (situada no meio da prancha). Mantendo a prancha embaixo do braço, carregue-a com sua outra mão. Para distâncias maiores ou se sua prancha não possui alça, carregue o equipamento sobre a cabeça. Veja como:
- Ponha a prancha de SUP de pé, com o tail (rabeta) para baixo e o deck (onde se pisa) de frente para você;
- Apoie-a no chão de maneira que fique fácil de pegar;
- Segure os lados da prancha com as duas mãos;
- Ande para baixo dela de modo que sua cabeça fique a meio caminho das extremidades, no centro da prancha;
- Fique ereto com a prancha acima da cabeça, ainda segurando pelas extremidades;
- Abaixe-se para pegar seu remo e assim ir para a água.
Subindo na prancha
Quando você é novo no esporte, é melhor começar em águas calmas que são livres de obstáculos como barcos e boias. No começo, é possível que você ache mais fácil ficar de joelhos na prancha em vez de ficar em pé.
Aqui estão os passos para você começar:
- Ficando de pé ao lado da prancha em águas rasas, coloque seu remo atravessado em cima da prancha, com a pá na água;
- Segure a prancha pelas bordas. Uma das mãos pode segurar o remo;
- Suba na prancha e fique inicialmente de joelho, um pouquinho atrás do centro da prancha;
- Dessa posição de joelhos, tenha uma noção do ponto de equilíbrio da prancha. O nose (ponta da prancha) não deve ficar para cima e o tail da prancha (parte de trás) não deve ficar submersa.
- Mantenha suas mãos em ambos os lados para estabilizar a prancha; Quando você estiver pronto, fique em pé na prancha aos poucos. Coloque seus pés onde os joelhos estavam. Você também pode contar com um amigo para estabilizar a prancha enquanto você pega a manha de ficar em pé nela.
Técnicas na água
Postura do remador para manter seu equilíbrio enquanto você está em pé na prancha.
- Seus pés devem estar paralelos. Não fique em pé nas bordas;
- Seus dedões dos pés devem estar apontados para frente, joelhos flexionados e suas costas eretas;
- Mantenha o equilíbrio com os quadris, não com a parte de cima do corpo;
- Mantenha sua cabeça e ombros rígidos e eretos, projete seu peso movendo o quadril;
- Seu olhar deve ser focado no horizonte, evite olhar para seus pés;
Assim como andar de bicicleta, quando seu impulso para frente aumenta, sua estabilidade aumenta também. Quando você estiver confortável com o balanço da prancha em águas calmas, é hora de fazer um trajeto maior, onde a diversão realmente começa.
Alguns apontamentos sobre a técnica básica de remar
- Se você estiver remando a sua direita, sua mão direita deve estar mais abaixo no remo e a sua mão esquerda no topo do remo;
- Mantenha seus braços eretos. Você tem mais força nos músculos abdominais do que nos seus braços;
- Aplique a força para baixo se apoiando na extremidade do remo;
- Empurre a pá do remo inteira embaixo d’água, puxe-a até o seu tornozelo e daí então, para fora da água;
- De início, mantenha suas remadas curtas e próximas da prancha, não há necessidade de empregar mais força que o necessário;
- Um pequeno esforço no início da remada te manterá seguindo em frente;
- Para avançar em uma linha reta, reme quatro ou cinco vezes de um lado para então mudar para outro;
- Ao mudar de lado, altere a posição das mãos.
Fazendo curvas com o SUP
Existem muitas maneiras de virar a prancha facilmente.
Simplesmente remar de um lado até que o “nariz da prancha” se vire para a direção que você quer ir. Quer ir para a direita? Reme a sua esquerda. Quer ir para esquerda? Reme a sua direita;
Um jeito mais rápido de virar ou reverter a direção é simplesmente segurar o remo atrás da prancha, dentro d’água, em qualquer um dos lados;
Com uma longa remada do início até o fim da prancha;
Outras dicas sobre Stand Up Paddle
Dar um passo para trás ou olhar por cima de seu ombro na direção da sua virada também ajuda na hora de fazer uma conversão;
Outra virada que funciona bem, especialmente no surf, é remar no seu lado dominante (pé esquerdo na frente, remo a direita). Flexione bem os joelhos e coloque mais peso no seu pé traseiro. Isso permite que a prancha vire rapidamente.
Quando cair
Stand up Paddle é relativamente fácil de aprender, mas espere cair enquanto está aprendendo. Dicas para estes momentos inevitáveis:
Mire para o lado de modo que caia na água e não na prancha. Cair na prancha é mais suscetível a causar acidentes;
Se você se separar da sua prancha e seu remo, vá até a prancha primeiro e reme com as mãos para recuperar o remo.
Erros comuns de iniciantes
Estes erros são fáceis de serem cometidos quando se está começando. Tente evitá-los e você se divertirá mais:
- Postura corcunda. Mantenha sua coluna ereta, ombros nivelados;
- Olhar para os pés em vez do horizonte;
- Ter as duas mãos na haste do remo. Sua mão de apoio deve ficar no topo do remo, na manopla;
- Ficar com joelhos retos. É mais fácil balancear com joelhos flexionados.
Próximos passos no Stand Up Paddle
Assim que você dominar o básico, praticamente não existem limites do que você pode explorar com sua prancha. Brinque nas ondas e no mar, faça viradas e aprenda novas formas de remar.
Antes de agradecer sua leitura, queremos apresentar as Modalidades do Stand Up Paddle
A ideia é remar em pé, mas dentro do SUP existem algumas modalidades. Com o passar do tempo você será fanático por alguma delas, competirá e dedicará seus treinos para evoluir cada vez mais.
Aqui estamos apresentando as mais conhecidas e um link para matérias e conteúdos que criamos sobre cada uma
Sup Race: Modalidade de provas de resistência e/ou distância. Clique para conhecer mais sobre o Sup Race
Sup Surf: Modalidade do Stand Up Paddle onde além de remar você irá surfar com sua prancha de Stand Up. Clique e conheça mais sobre essa modalidade, também conhecida como Sup Wave
Sup Downwind: O mesmo conceito do Sup Race, mas agora remando na mesma direção do vento, fazendo conexões com as ondulações. Aqui é preciso ter muita habilidade. Mais sobre o Sup Downwind aqui.
Sup Fish: Simplesmente é o ato de remar, se divertir e pescar. Sim, pescar com a ajuda de uma prancha de Stand Up. Conheça mais sobre a modalidade Sup Fish.
Sup Polo: Outra maneira de remar e garantir a diversão. Essa é uma opção muito legal para curtir com a criançada. Conheça mais sobre o SUP Polo.
Você vai se descobrir querendo uma prancha mais estreita e manobrável conforme fica mais experiente. Terminou de ler? Vá se divertir no seu SUP!